Em Destaque



Telefones no AdSense

Submetido por themage em 2006-12-21 11:44:44 com as tags .
Encontrei o artigo Não sabe brincar, não desce pro Play no Rec6, onde é referido que alguns anunciantes colocam o número de telefone nos anúncios adsense, como forma de reduzir o número de cliques nos anúncios.

O autor alarmado previne que isto é mau para os bloggers e que uma forma de prevenir estes anúncios é bloqueando os sites que utilizam esta prática.

Mas parece-me que o autor esquece alguns detalhes:
  1. O blogger é apenas um dos beneficiários das receitas geradas pelos anúncios. Existe um outro que é o Google.
  2. O custo por clique é apenas um dos valores considerados para a selecção dos anúncios para uma determinada posição, e não é considerado directamente.


A consequência destes dois detalhes é que se os anúncios não tiverem cliques não é apenas o blogger que não recebe dinheiro, mas também o Google.

No Google, obviamente, pensaram desde o início que nem todos os anúncios iam ter o mesmo rácio de cliques por visualizações e, portanto, em vez de utilizar directamente o valor a pagar por clique para posicionar os anúncios utilizaram o produto deste valor pelo rácio de cliques por visualizações, isto é:

/images/math/40/71/4071cdd37fdcb6ecfe618057c1c1f480.png

  • eCPM: Custo por mil visualizações (estimado)
  • ppc: Preço por clique
  • c: número de cliques (normalmente o número de cliques em média por cada 1000 visualizações).
  • v: número de visualizações (normalmente 1000).


Isto faz com que à medida que o número de cliques diminui o preço a pagar por cada clique tenha de aumentar ou o anúncio acabará por deixar de aparecer.

Mais do que isto, o Google impõe mesmo um rácio mínimo entre os cliques e as visualizações, como forma de remover da rede os anúncios que não lhes dão dinheiro.

Isto, obviamente, não protege apenas o Google mas também os editores (bloggers ou outros) que utilizam o AdSense.

Mas então, devemos bloquear os sites que colocam telefones nos anúncios ou não?

Na minha opinião não. A razão porque não os devemos bloquear é porque o AdSense já trata deles.

Se eles aparecem é porque o valor pago por clique é alto o que significa que mesmo que tenhamos menos cliques nesses anúncios, os poucos que temos são bem pagos.

Por outro lado, se o preço por clique for baixo eles deixam de aparecer porque o seu eCPM é inferior ao dos restantes anúncios para aquela posição.

Esta, claro, é apenas a minha opinião. E a vossa, qual é? Acham que devemos bloquear estes sites, ou não?
='Digg Add to del.icio.us! Furl this! Adicionar ao Do Melhor! Adicionar ao Tags Sapo! Adicionar ao Talking Web! Adicionar ao Sites Favoritos
Leia outros artigos em

Comentários

  1. Me convenceu

    Micox @ 2006-12-21 19:51:47
    Confesso que cheguei aqui cético. "Como o cara vai me convencer a colocar anúncios que não me dão grana?" (eu li o post do Cardoso a algum tempo).

    Depois de ler TODO o tópico, digo: Você tem razão. Parabéns pela análise.
  2. Concordo em parte

    Leo Paiva @ 2006-12-22 11:45:15
    Marco,

    Em parte eu concordo contigo. Mas se olharmos pelo lado do anunciante, claro que ele vai querer gastar menos e ter o anúncio exibido mais vezes.

    Certamente anúncios com telefone diminuem a probabilidade do anúncio receber um clique, ainda mais no Brasil, onde as pessoas ainda sentem-se muito mais inseguras e desconfortáveis em realizar transações pela Internet.

    Ao colocar o telefone no anúncio, o anunciante cria um desequilíbrio, pois está diminuindo o eCPM do blog.

    O Google tem alguns mecanismos para tentar equalizar isto, mas em alguns casos, não há anúncios a serem exibidos. É aí que os que pagam menos entram.

    A grande sacada é você tentar maximizar o eCPM por meios lícitos (o bloqueio destes anúncios é um deles).

    No meu caso, faz algum tempo que eu utilizo alguns artifícios para aumentar os meus lucros. Claro! Assim como os anunciantes querem ter uma melhor relação custo benefício, eu quero aumentar o eCPM dos meus blogs. Depende do lado que você está.

    Se eu fosse anunciante, certamente iria tentar maximizar meus investimentos em publicidade. Eles estão utilizando um artifício permitido pelo sistema. Mas como para mim esses anúncios não interessam, eu bloqueio.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços, Leo Paiva
  3. Analisando matematicamente

    Glaydson Lima @ 2006-12-22 14:01:45
    Uma coisa a ser analisado é o texto escrito pelos anunciantes com telefone. Geralmente eles são escritos a favorecer a ligação e não ao clique.

    Fiz a retirada dos anunciantes com telefone e em dois dias tive um aumento da receita mesmo com a quantidade de visitas estáveis. É pouco tempo para análise e ainda vou ficar de olho mas a minha justificativa é com a retirada dos anunciantes com telefone abriu espaço para outros que fizeram um bom texto para clique e/ou que estes substitutos tem uma relação mais direta com o assunto do meu blog.
  4. O Onipotente

    Ninjitisu @ 2006-12-22 19:02:40
    O Sr. que escreveu o post apresentado por você julga-se o primeiro e melhor pro-blogger do brasil (que sá do mundo), mais vejo nele uma sede descumunal de ganhar dinheiro fácil e impor sua ignorância disfarçada de sabedoria (falar bonito por falar bonito prefiro conversar no espelho).

    Adorei ler a sua matéria e ver documentado o que eu já suspeitava o homem quem se auto intitula pro-blogger fala o que não sabe como se fosse a verdade suprema e absoluta.

    Desculpe usar o seu blog para mostrar a minha indignação sobre essa pessoa que vários adoram e muito odeiam.
  5. Discordo

    Bruno Alves @ 2006-12-22 19:18:52
    Eu concordo com o Cardoso, e acho que devemos bloquear os anúncios.

    Com a quantidade de anúncios existentes, com raras exceções, os mesmos mudam constantemente.

    Assim, você estará aumentando o valor do clique, ao exibir determinado anúncio, porém, para o Google e para os outros sites, não para o seu.

    A analise que fez é interessante e funcionaria muito bem se existissem poucos anunciantes.

    Como a fila é grande, ao aumentar o valor do "lance", outros entrarão na frente da fila e aparecerão ao invés do que colocou o telefone.

    Ou seja, você perderá o clique e o anunciante pagará mais pelos futuros cliques (que provavelmente não serão no seu site).

    Ou seja, o único beneficiado destes anúncios é o próprio Google.

    Abraço
  6. assim só quem ganha é o Google

    cardoso @ 2006-12-25 10:49:43
    A sua lógica faz sentido, mas para o Google, pois ele ganha com a exibição, com ou sem clique.

    Nós só ganhamos com o clique, anúncios pagando por exibição são raros na Internet Brasileira.

    Ninjitsu, quem me dera que fosse dinheiro fácil. Quanto à minha dica, infelizmente sua opinião sobre mim é irrelevante diante da realidade dos fatos. O Gladyson que o diga.
  7. Re: assim só quem ganha é o Google

    themage @ 2006-12-27 13:59:48
    Cardoso,

    Você devia tentar anunciar qualquer coisa no Google um dia destes.

    Iria perceber que o Google não ganha por anúncios sem cliques, a menos claro, que estes sejam colocados em Pay-per-view (pagos por visualização) e não Pay-Per-Click (pagos por clique).

    E se os anúncios forem colocados em PPV e não em PPC, o blogger onde aparece anúncio também recebe por view.

    Em relação a aumentar o valor do clique para outros sites... bem, quanto mais pageviews tiver, mais probabilidades tem de o clique acontecer no seu site.

    Mas faz bem em bloquear esses anúncios. Quanto mais sites os bloquearem mais valiosos ficaram os seus cliques nos restantes sites, pois terão menos espaço em que estaram todos a competir.

    Um abraço,

    themage
  8. Só quem ganha com isso é o anunciante

    j. noronha @ 2007-01-02 13:43:03
    Comecei a bloquear os anúncios com telefone depois que notei o seguinte: cada vez mais se utilizam desse artifício, colocando o telefone no título do anúncio e ainda dizendo "ligue agora" ou coisa do gênero. Obviamente querem ter o máximo de exibições sem pagar por clique algum. Isso não é bom para ninguém além do anunciante.
Enviar Comentário
Name
Email
Homepage
Title
Comment
''bold'' => bold
__italic__ => italic
[[text|http://www.webaserio.com/]] => text